Localizada no município de Nova Venécia (ES), fundada em 24 de Outubro de 1991, com o nome de "Associação dos Descendentes de Italianos de Nova Venécia" (ADINV) e reestruturada em 2007. Blog com notícias, eventos, curiosidades e muito mais...

Próxima apresentação:

Festa da Taiadela - Nova Venécia - 21/10/2012

domingo, 11 de abril de 2010

Coral Augusto Zaché se apresenta no 10º “Jantar Italiano” em Jaguaré

Os integrantes do Coral Augusto Zaché se apresentaram com trajes típicos no 10º "Jantar Italiano", promovido pela AMITAJ no restaurante Recanto da Floresta, em Jaguaré (ES). Foto: Regina Bis Lima, 10/04/2010.



Por Rogério Frigerio Piva


Neste último sábado (10-04-2010) o Coral Augusto Zaché se apresentou no restaurante “Recanto da Floresta” na cidade de Jaguaré (ES), onde a Associação do Movimento Italiano de Jaguaré – AMITAJ –, que convidou o coral, promoveu o 10º “Jantar Italiano”.


O evento faz parte da abertura das atividades “italianas” em 2010 e foi bem apreciado pelos presentes que degustaram um cardápio regado a vinho, com galinha caipira, polenta, macarrão e salada.


O Coral da AMITAJ abriu a noite e empolgou os presentes cantando Tornerò, sucesso da música italiana da década de 1970. Foto: Rogério Frigerio Piva, 10/04/2010.

Iniciando a noite houve a execução do hino nacional da Itália e a apresentação do coral da AMITAJ que concluiu sua apresentação convidando alguns membros do Coral Augusto Zaché para os acompanharem cantando Quel Mazzolin di Fiori. Após um momento reflexivo de ação de graças, e oração, foi servido o jantar. Durante o jantar, o Coral Augusto Zaché apresentou canções de seu repertório como: Bona Salute e Panza Piena, Mèrica, Mèrica, Nostri Nonni, La Strada Ferrata, Viva La Nostra Amèrica, Quattro Cavai Che Trottano.

As vozes do coral foram acompanhadas pelo acordeon de José Bressale (o Bressalon) e pelo violão de Paulo Firme que dão um toque especial a cantoria. Foto: Regina Bis Lima, 10/04/2010.

Durante a apresentação o Coordenador do Coral, Jadir Zamprogno, agradeceu ao prefeito municipal de Nova Venécia, Wilson Luiz Venturin (Japonês) e ao secretário municipal de Cultura e Turismo, Otamir Carloni o apoio que a atual administração vem dando ao grupo, ressaltando o fato de que a prefeitura de Nova Venécia forneceu gratuitamente o ônibus que transportou o grupo até Jaguaré para a apresentação, onde, esse patrimônio imaterial do município de Nova Venécia, pôde ser apreciado pelos nossos vizinhos de Jaguaré, fortalecendo, cada vez mais a produção cultural em nosso município.

Completando 30 anos de caminhada, o Coral Augusto Zaché se consolida e deixa sua marca registrada na cultura de Nova Venécia. Foto: Regina Bis Lima, 10/04/2010.



Após o término da apresentação houve ainda um baile com a participação dos músicos do Coral Augusto Zaché: Srs. José Bressale (acordeon) e Paulo Firme (violão). Tanto os convidados quanto os membros do coral Augusto Zaché se esbaldaram na dança.




Após a cantoria houve baile animado pelo acordeon de José Bressale e pelo violão de Paulo Firme. Foto: Rogério Frigerio Piva, 10/04/2010.

Integrantes do Coral Augusto Zaché se divertiram no baile após a cantoria. Foto: Rogério Frigerio Piva, 10/04/2010.


São momentos como este que mantém viva as tradições ancestrais dos imigrantes italianos que, mesmo amando o Brasil, não se esqueceram do legado cultural milenar da Itália, trazendo-o em suas bagagens quando chegados a América há mais de 120 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário